O número de desempregados inscritos nos centros de emprego cresceu 6,6 por cento em Dezembro face ao mesmo mês de 2007, o acréscimo mais elevado desde Setembro de 2004.
Os dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) mostram que o número de desempregados totalizava 416.005 em Dezembro, mais 25.725 inscrições do que no mesmo mês de 2007 e mais 7.407 desempregados do que em Novembro. A variação mensal foi assim de 1,8 por cento.
Para o aumento de desempregados inscritos nos centros de emprego contribuíram essencialmente os homens (mais 14,9 por cento).
A procura de um novo emprego motivou o registo de 92 por cento dos desempregados, verificando-se um aumento de 8,2 por cento face ao mês homólogo de 2007, enquanto a procura do primeiro emprego diminuiu no período considerado 8,8 por cento.
'Todos os níveis de habilitação escolar apresentavam mais desempregados que há um ano, com excepção do nível superior', que diminuiu 4,1 por cento, acrescenta o IEFP. Quanto à duração, 'comparativamente ao mês homólogo de 2007, assistiu-se ao aumento do desemprego de curta duração (17,9 por cento), enquanto o de longa duração se mantinha em descida (9,3 por cento'.
As áreas onde o desemprego registou uma maior subida foram as da indústria, cortiça, actividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio.
ALGARVE É REGIÃO MAIS AFECTADA
O aumento do desemprego registou-se em todas as regiões do país, mas a região do Algarve foi a que registou maiores subidas.
Em Dezembro, os desempregados inscritos no Algarve aumentaram 17,5 por cento, face ao mesmo mês de 2007, e 8,9 por cento, em relação a Novembro.
bomba
-
A explosão demográfica é a coisa mais assustadora pra humanidade que só
pensa em crescer, fabricar mais, viver mais e consumir sempre
mais.Arquivado em:cid...
Há 13 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário